terça-feira, 20 de abril de 2010

Pênfigos


Doenças que causam o aparecimento de bolhas na pele e, algumas vezes, nas mucosas. Elas têm como característica comum a localização de bolhas nas camadas superficiais da pele, a epiderme. Um mecanismo imunológico faz com que anticorpos ataquem a pele, provocando a perda da aderência entre as células da epiderme, ocorrendo o aparecimento das bolhas.

Existem alguns tipos de pênfigos. Os dois principais são o Pênfigo Vulgar e o Pênfigo Foliáceo.
• Pênfigo Vulgar: é o tipo mais grave e aparece, na maioria das vezes, em indivíduos com idade entre 30 e 60 anos. Começa com lesões dolorosas na mucosa oral, semelhantes a aftas. Mais tarde, surgem bolhas na pele contendo líquido límpido, turvo ou sanguíneo, se rompem deixando em carne viva semelhantes a queimaduras, mais profunda.
• Pênfigo Foliáceo: conhecido como Fogo Selvagem, acomete principalmente adultos jovens e crianças que vivem em áreas rurais, próximo a rios e em algumas tribos indígenas. Se caracteriza pelo aparecimento de bolhas superficiais, se rompe facilmente, deixando a pele em carne viva e formando regiões avermelhadas recobertas por escamas e crostas.
As lesões são dolorosas, com sensação de ardência e queimação, que dá origem ao seu nome Fogo Selvagem.

EQUIPE:
MARIA ALCIENE
SOCORRO ALINE
TALITA RÚBIA
KADDYJA MARIA

http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/penfigos.shtml

2 comentários:

  1. Você leu meus pensamentos!!! Obrigada, vc me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  2. estou com pequenas bolhas no rosto ao lado da testa. nas bochechas,agora no braço surgiu uma bolha grande.começou apos eu ter chorado por dez horas porque meu irmao ia se operar fiquei de joehos a operaçao toda dele mais de 8 horas.ai correu tudo bem ele esta bem faz 3 meses.ai eu fui arrancar 4 dentes a anestisia nao pegou a dentista deixou meus dentes mole.ai demorou a sarar e começou a sair bolinhas na gengiva ora no local ora em ourtro local.depois começou a sair bolhas na minha testa feridas no couro cabeludo,no braço e a estourar ou sozinha ou eu coçando sem querer.apos estourar sai outra em seguida e forma uma crosta nas bochechas.tenho consulta so dia 27 pelo sus na dermatogista.fui no clinico ele disse que parce com velpis mais na foro e diferente do velpis.no braço direito tem muitos carocinhos.quando esta secando coça muito.um detalhe minha urina no começo ficou verde agora esta mais clara mais puxa para verde ainda.as bolhas ou feridas e na test maça do rosto braços mais o direito e costas.minha pele esta fina quando coço em qualquer lugar a pele sai vira ferida e forma bolhas e estouram e forma crosta mais no rosto nas buchechas.me ajudem por favor aqui pelo sus nao tem tanto recursos e nao posso pagar um dermatologista.

    ResponderExcluir