segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dermatite herpetiforme x doença celíaca


As doenças associadas à doença celíaca constituem um assunto importante e extenso. Este é o primeiro de uma série de textos sobre essas doenças, textos esses que serão publicados nas próximas quartas-feiras.
A dermatite herpetiforme é uma erupção cutânea crónica e recorrente, que produz uma comichão intensa. É associada à doença celíaca e a depósitos na pele de um tipo de anticorpo, a imunoglobulina A (IgA). Ocorre mais frequentemente entre os 30 e os 40 anos. 80% dos doentes com dermatite herpetiforme têm também lesões intestinais devidas ao glúten; um terço apresenta doença tiroideia.
Os doentes celíacos são portadores de anticorpos contra as enzimas transglutaminases; estes anticorpos circulam como complexos imunes (anticorpo associado ao respectivo antigénio, a transglutaminase), que se depositam na pele. Os anticorpos activam estruturas do sistema imunitário que provocam lesão dos tecidos cutâneos. Estas lesões distribuem-se simetricamente e as regiões do corpo mais frequentemente atingidas são os cotovelos, os joelhos, as nádegas, as costas e a nuca. As lesões cutâneas agravam-se com a ingestão de iodo (presente no marisco) e de glúten.
O diagnóstico faz-se com base na história clínica, no exame físico e na biópsia das lesões cutâneas, e de forma complementar com a pesquisa de auto-anticorpos no sangue.
O tratamento consiste em fármacos para as lesões da pele (o mais usado é a dapsona) e na dieta isenta de glúten. A resposta das lesões à introdução da dieta é lenta.
O termo "herpetiforme" refere-se à semelhança entre as lesões da dermatite herpetiforme com as lesões provocadas pelo vírus herpes; contudo, não há qualquer relação entre dermatite herpetiforme e vírus herpes

Fonte: http://sem-espiga.blogspot.com/2009/06/as-outras-doencas-dos-celiacos.html
Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6)

Um comentário:

  1. ESTOU TOTALMENTE LIVRE DO VÍRUS DE HERPES
    Herpes é uma condição séria e recorrente que não pode ser curada por drogas ou injeções do DR JAMES, mas a melhor maneira de lutar contra o herpes é tomar remédios naturais à base de ervas. Estou ciente do DR JAMES, o grande fitoterapeuta que cura pessoas do vírus HIV com seu poderoso medicamento fitoterápico. Eu o contatei para descobrir como ele poderia me ajudar e ele me disse para nunca ter medo de que ele me ajudasse com o remédio de ervas naturais! Após 2 dias de contato, ele me disse que o medicamento está pronto e ele me enviou via DHL COURIER SERVICE e ele me pegou em 3 dias! Usei o remédio que ele receitou (MANHÃ E NOITE) e fiquei curado! É realmente um sonho, mas estou tão feliz! Para pessoas que sofrem das seguintes doenças, herpes zoster, esclerose múltipla, penfigóide bolhoso, diabetes, câncer, Pcos, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, Hpv, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, lúpus e mais para o seu medicamento fitoterápico, porque sou uma testemunha viva e fui curada do vírus da herpes. e a medicina do DR James é legítima. Mandei pra ele o que ele pediu e ele me mandou o remédio que tomei 2 semanas e hoje estou aqui com resultado negativo. Quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de tomar seu remédio à base de ervas.CONTATE DR JAMES PARA UMA CURA PERMANENTE Email: drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir