segunda-feira, 29 de março de 2010

Verrugas

A classificação das verrugas baseia-se, em grande parte na morfologia clínica na sua localização.
A verruga vulgar constitui o tipo mais comum de verruga. Essas lesões aparecem em qualquer local, porém são mais freqüentes nas mãos, sobretudo nas superfícies dorsais e nas áreas periungueais, onde aparecem como pápulas achatadas a convexas, de coloração branca a castanha. De 0,1 a 1 cm, com superfície áspera, lembrando um seixo.
A verruga plana é comum na face ou na superfície dorsal das mãos. Essas verrugas consistem em pápulas ligeiramente elevadas, achatadas e lisas, de coloração castanha, que geralmente são menores do que a verruga vulgar.
A verruga plantar e a verruga palmar ocorrem nas plantas dos pés e palmas das mãos, respectivamente. As lesões escamosas e ásperas podem atingir 1 a 2 cm de diâmetro,coalescer e ser confundidas com calos comuns.
O condiloma acuminado (verruga venérea) ocorre no pênis, na genitália feminina, na uretra, nas áreas perianais e no reto. Essas lesões aparecem como massas de consistência mole, acastanhadas e com aspecto de couve-flor, atingindo, em certas ocasiões, muitos centímetros de diâmetro.

Referência: Livro Robbins - Sexta Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário