quarta-feira, 17 de março de 2010

Dermatose inflamatoria crônica- líquen plano









O líquen plano é uma dermatose inflamatória aguda ou crónica que envolve a pele ou mucosas, unhas, pêlos e o cabelo. É caracterizado por pápulas pruriginosas, brilhantes, violáceas e achatadas localizadas na pele e pápulas branco-leitosas na boca. Existem diversos subtipos do líquen plano, como a variante hipertrófica, folicular, vesicular, actínica e ulcerado e outras formas mais raras.
Possui aspecto clínico e histopatologico caracteristicos, no entanto possui etiologia desconhecida, mesmo tendo em vista fatores a predisposição genética, alterações psicogênicas, imunológicas e neurológicas. Recentemente, as hepatopatias crônicas de etiologias variadas começaram a ser estudadas como possíveis fatores etiológicos do líquen plano.
Essas alterações vão desde um simples aumento nas transaminases até a cirrose propriamente dita. O risco de esses pacientes apresentarem doença hepática crônica não sofreu influência de variáveis como idade, sexo, consumo de álcool ou infecção pelo vírus da hepatite B. Tal fato sugere que a relação entre líquen plano e causas de doença hepática crônica deve ser investigada, tem sido atribuído um possível papel etiológico aos vírus hepatotrópicos,com destaque para o vírus C.

(Postado por: Ana Paula,Georgia e Jessica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário